Os Blocos Térmicos (Thermalite) Podem ser Usados no Exterior?

Todos os blocos Thermalite são adequados para a utilização debaixo do solo. A estrutura micro celular, que incorpora milhões de pequenas bolsas de ar preso, protege todo o material contra os efeitos do frio extremo.

Assim sendo, pode a utilização destes blocos aerificados ser feita totalmente no exterior?

Estes blocos de betão aerificados contêm células abertas, que poderão danificar-se facilmente quando expostas a determinadas externalidades, como água ou detritos. Assim, os profissionais recomendam que se utilize um acabamento exterior altamente permeável. Quanto aos acabamentos interiores, recomendam-se os de baixo vapor.

Então, que blocos usar como alicerces?

O uso destes blocos como modo de construção incorpora-se no alicerce, situado abaixo do nível do solo – tendo, por cima, a tradicional parede de tijolo e de blocos com cavidades. Estas cavidades podem ser parcial ou totalmente preenchidas, consoante o que for desejado.

Este tipo de construção proporciona-lhe uma estrutura dotada de bom isolamento térmico e acústico.

Podem os blocos térmicos ser revestidos?

Sim. Contudo, os blocos Thermalite Turbo devem ter uma largura igual ou superior a 215mm, de modo a evitar eventuais falhas de ligação que possam ocorrer em casos de revestimentos ricos em cimento, dada a menor resistência do produto.

São estruturantes?

Os edifícios construídos com recurso aos blocos Thermalite fornecem a integridade estrutural necessária em casos de incêndio, permitindo tempos de fuga adequados.

Este bloco térmico é dos melhores materiais existentes para a construção de qualquer complexo resistente ao fogo. Têm a classificação A1, de material não-combustível, conforme as normas europeias BS EN 771-4 e os regulamentos para a construção.

Absorvem a água?

Comportar-se-ão tal como pedras naturais ou artificiais.

Neste caso, com os Thermalite, falamos de blocos térmicos que absorvem a água – e que, ao congelar, explodiriam. Assim, o revestimento usado nestas situações, muito semelhante ao gesso, consiste em areia e cimento, de forma a deixar uma boa camada sobre o bloco e, assim, protegê-lo das condições climatéricas.

Conseguem os blocos aerificados suportar a carga?

Existem três principais modelos de blocos: os densos, os leves, e os aerificados.

Os blocos de betão denso, devido às suas propriedades de durabilidade e de resistência, são tipicamente utilizados na construção de paredes de suporte de carga. Já os blocos de betão aerificados têm sido utilizados comumente sobretudo no Reino Unido, a partir da década de 1960, dadas as características que estrutura e de isolamento que providenciam.

Quão fortes são os blocos térmicos?

O Thermalite TrenchBlock é uma opção já testada e comprovada, consistindo numa alternativa mais económica ao modo de construção tradicional – em que usualmente se recorre às paredes de cavidades com recheio de betão, aos tijolos de engenharia ou aos pesados blocos agregados para alicerces.

Encontra-se disponível como Hi-Strength TrenchBlock, requerendo uma resistência de 7.3N/mm2.

Que blocos usar nas paredes externas?

No que concerne às paredes externas, os blocos Celcon, de 200mm ou mais, podem ser utilizados na construção de paredes sólidas.

Tanto os métodos padrão de argamassa como os de fina articulação (Thin-Joint) são adequados.

Quais as desvantagens dos AAC (autoclaved aerated concrete)?

O bloco de betão aerificado autoclavado poderá apresentar as seguintes desvantagens:

  • o custo de produção por unidade acaba por ser mais elevado;
  • o gesso pode, por vezes, não aderir corretamente, devido à superfície lisa que apresenta;
  • precisa de determinados cuidados durante a produção em si, exatamente para evitar essa superfície demasiado alisada;
  • ocorre o processo de eflorescência através de argamassa e de água.

Conseguem os blocos térmicos suportar a carga?

Em termos de blocos de isolamento térmico de suporte de carga que eliminem a ponte fria na junção entre a parede e o piso, poder-se-á mencionar o Marmox Thermoblock: um bloco feito de material de isolamento de suporte de carga, concebido para que seja colocado na base, de forma a dirigir a ponte térmica.

Qual é o melhor bloco para a construção?

Surgem diversos fatores na tomada de decisão sobre qual o melhor material para a construção de edifícios.

Tipos de tijolo: tijolo vermelho ou de argila; tijolo fly ash.

Tipos de bloco: bloco oco, bloco de betão leve celular, bloco de betão aerificado autoclavado.

Caso o objetivo seja uma maior força, a melhor opção é o tijolo fly ash, uma vez que apresenta maior resistência comparativamente ao tijolo de argila ou aos blocos.

Os blocos de betão são à prova de água?

Os blocos de betão e os blocos de cimento são muito mais permeáveis à água e ao vapor de água do que o betão derramado. Os alicerces de blocos fornecem uma fraca barreira contra a água e o vapor, sendo que, geralmente, começam a esvaziar-se à medida que o revestimento de impermeabilização exterior se deteriora.

Deve revestir-se os blocos térmicos?

O que acontece aos blocos Thermalite, devido ao facto de criarem um substrato extremamente macio, é a dificuldade na aplicação da cobertura. Idealmente, este bloco requer um acabamento em materiais que lhe sejam correspondentes em termos de suavidade e de flexibilidade, por forma a evitar fissuras.

Pode pintar-se blocos Thermalite?

Uma parede de blocos Celcon pintada será suficiente e satisfatória em áreas de acesso restrito ou limitado, como, por exemplo, numa sala de máquinas. Grande parte dos tipos de tinta existentes poderão ser aplicados diretamente na superfície dos blocos. Após os regulares trabalhos preparatórios, a tinta deverá ser aplicada de acordo com as recomendações específicas do fabricante.

Como revestir os blocos Thermalite?

Devem remover-se todos os blocos soltos, pincelar-se os blocos que não apresentam partículas arenosas e, depois, aplicar a primeira camada de borracha termoplástica de estireno-butadieno. Após deixar secar, deve aplicar-se outra camada e, enquanto esta ainda estiver húmida, aplicar o revestimento.

Deve revestir-se os blocos de betão?

Os acabamentos de uma única camada em blocos com textura padrão não deverão, à partida, exigir qualquer tipo de pré-tratamento. Os pré-tratamentos são aconselhados em casos nos quais se trabalhe com determinados blocos pintados, utilizando revestimentos tradicionais. Podem, ainda, ser necessários aquando da utilização de revestimentos de fabrico próprio.

Qual a utilização dada aos blocos de betão leve?

Um bloco de betão leve ajuda a reduzir o esforço de elevação e de transporte de cargas pesadas. Trata-se de uma unidade de betão produzida a partir da expansão do material agregado, por forma a reduzir o peso e a densidade do bloco, comparativamente ao bloco de betão comum.

Para que são usados os blocos arejados?

Os blocos curados, ou painéis de betão aerificados autoclavados, são um conglomerado unido por argamassa fina. Os componentes podem ser utilizados em paredes, pisos e telhados. Além de leve, oferece um excelente isolamento térmico e sonoro e, como todos os materiais à base de cimento, é forte e resistente ao fogo.

Voltar ao topo