As Placas Pladur são uma Opção Viável no Isolamento Térmico das suas Paredes?

Está à procura de uma forma de melhorar o isolamento térmico da sua casa? Se sim, então deverá começar por observar os níveis de isolamento de cada divisão, de modo a que consiga perceber qual o nível de calor que acaba por escapar por cada uma das paredes.

Se verificar níveis elevados, estes terão um impacto direto no valor da sua fatura: ao aquecer as divisões, se o calor produzido acabar por desaparecer através das paredes da sua casa, estará constantemente a bombear calor para o edifício sem que isso produza um efeito real. Neste caso, poderá optar pela instalação de isolamento térmico partindo tanto do interior como do exterior de cada uma das suas paredes – sendo a primeira opção a que lhe trará menos custos.

Mas o que há de tão bom no uso de placas pladur para isolamento térmico?

Instalação de pladur a partir do interior das paredes

A colocação deste tipo de gesso laminado, a fim de garantir que cada parede está devidamente isolada, é uma excelente forma de baixar o valor dos seus gastos em aquecimento. Sabia que entre 16% a 25% do calor produzido na sua casa acaba por sair através de uma parede ou de outra?

Isto significa que, se estiver no processo de melhorar a eficiência energética da sua casa, seja para reduzir o preço das suas contas ou para – vitalmente – proteger o ambiente, é importante que considere um melhor isolamento em cada uma das suas paredes.

É fundamental recordar que a instalação destas placas a partir do interior de cada parede é a opção de menor custo para fins isolantes. Em situações normais, poderá fazer a seleção de um material de isolamento à sua escolha antes de instalar a camada de gesso, que será colocada por cima desse mesmo material, que, assim, preencherá o espaço entre a placa pladur e a parede da sua casa.

Neste aspeto, poderá selecionar entre várias opções: isolamento natural (lã de ovelha, por exemplo), isolamento mineral (como a lã de vidro ou a lã de rocha), isolamento sintético, isolamento termo-refletor ou, ainda, isolamento de última geração, no qual se utiliza a mais recente tecnologia.

Em que consiste o isolamento com recurso a pladur?

As placas de gesso de que aqui falamos, destinadas ao isolamento térmico, diferem das placas normais – e este é um ponto chave. As placas de gesso tradicionais são comumente utilizadas em trabalhos de construção um pouco por toda a casa, contudo, apenas o pladur com isolamento térmico se revelará eficiente no impedimento das fugas de calor através das paredes das suas divisões.

O problema com as placas de gesso normais

O gesso em placa tradicionalmente utilizado consegue oferecer algum nível de isolamento à parede onde é instalado – e há que considerar o seu baixo preço. Para tal, precisará sempre de utilizá-lo de forma combinada com qualquer outro material de isolamento ao seu critério (lã de rocha, lã de vidro, lã de ovelha, ou similares).

Poderá necessitar da presença de um especialista em isolamento na habitação onde pretende fazer a instalação, de forma a proceder corretamente a esta combinação de materiais em cada parede, uma vez que requer conhecimentos e habilidades específicas, podendo tornar-se num processo bastante moroso.

Dois em um: o método de pladur com isolamento

Existe agora uma alternativa mais conveniente para a instalação de isolamento térmico: as placas pladur concebidas especificamente para esse efeito.

Na sua essência, este tipo de placa de gesso combina, em si mesma, a junção entre a sua própria composição e o material de isolamento – que já vem ligado à própria placa. Isto resulta numa muito mais fácil instalação. Lembre-se: optar pelo isolamento térmico a partir do interior das paredes é a opção mais económica!

Utilizar este tipo de placa dois-em-um significa, então, que poderá aplicar um melhor isolamento a cada uma das suas divisões de forma mais fácil e rápida, comparativamente à colocação de placas pladur tradicionais e de materiais isolantes separadamente.

Não obstante, existem alguns pontos-chave que devem ser tidos em consideração no que respeita às placas pladur para isolamento térmico:

  • As placas em questão são pesadas e difíceis de manusear;
  • A escolha do material de isolamento é limitada.

Há que fazer o balanço entre os prós e contras, a fim de compreender se é a opção adequada às especificidades das paredes do local onde pretende instalar este tipo de placa.

Para que é utilizado o pladur isolante?

Estas placas de gesso projetadas especificamente para o isolamento térmico consistem em duas camadas de materiais, que, juntos, resultam numa vedação térmica que impede que o calor atravesse a ponte criada entre as duas camadas.

Neste isolamento térmico dois-em-um, a configuração observada é a seguinte:

  • Placa de pladur isolante com cerca de 1cm de espessura;
  • Material isolante (como lã de rocha, lã de vidro, etc.) com níveis eficazes de resistência térmica.

Dependendo do tipo de parede no qual se pretende fazer a instalação, poderá optar por diferentes configurações de isolamento:

  • Isolamento de paredes hidrorrepelentes: este material de isolamento anti-humidade é o mais adequado ao isolamento térmico em divisões como a casa de banho;
  • Isolamento de paredes á prova de fogo: ideal para isolar uma parede que esteja próxima de uma área utilizada para cozinhar, de uma lareira ou de qualquer dispositivo de aquecimento;
  • Isolamento de paredes antirruído: esta placa de pladur propicia um isolamento acústico altamente eficaz na redução da poluição sonora.

Pladur isolante, um trunfo essencial para isolar a sua casa

Apesar de não constituir a opção de isolamento mais amiga do ambiente, esta alternativa tem a vantagem de ser um método de baixo custo que impede que o calor escape através das paredes da sua casa.

Naturalmente, as placas pladur especificamente isolantes têm um custo mais elevado comparativamente às normais. Certifique-se de que está a obter a variedade de material necessária à maximização do isolamento da sua habitação.

Sumariamente, o pladur com isolamento é uma ótima opção ao suporte de melhores condições de isolamento em sua casa. Se procura proteger o ambiente, recorrendo a um consumo de energia mais eficiente e, no processo, conseguir ainda uma redução do valor das suas faturas de eletricidade, deverá considerar a instalação de pladur com isolamento em sua casa. Não se esqueça: ao instalar este pladur isolante, estará a optar pela forma de isolamento interior mais económica!

Voltar ao topo