12 Dicas Para Conseguir um Primeiro Emprego de Sucesso em Arquitetura

Os arquitetos que iniciam a sua vida profissional devem prestar atenção a alguns segredos e dicas essenciais nesta área de negócio,  no momento de aceitar o seu primeiro emprego. Não são só a experiência e o conhecimento que são valorizados, mas também as capacidades interpessoais e de gestão que podem melhorar a sua imagem enquanto arquiteto.

  1. Networking

O networking é um dos pontos mais essenciais em praticamente todas as carreiras. Um estudante de arquitetura deverá começar a construir uma rede de contactos o mais cedo possível. Guarde todos os seus contactos, pois ele poderão vir a ser importantes em algum ponto da sua vida profissional. Futuros arquitetos poderão partilhar experiências e conhecimento entre si. Deverá também manter o contacto sempre que possível. Evite recorrer aos seus contactos apenas quando necessita da sua ajuda e tente igualmente manter uma relação a nível pessoal.

2. Aprenda com os melhores

Não receie procurar apoio ou aconselhamento junto dos seus mentores ou de arquitetos seniores. Eles irão muito provavelmente ajudá-lo, dando-lhe opiniões honestas e fornecendo uma visão “fresca” sobre o assunto sobre o qual necessita de ajuda. Irá aprender com eles e ainda ganhar o seu respeito.

3. Cometa erros e aprenda com eles

Errar é humano e perdoar é divino. Portanto, não tenha medo de cometer erros mas esteja preparado para os reconhecer e aprender com eles. Da mesma forma, não julgue de forma errada os erros de outras pessoas. Absorva o melhor dessa experiência e procure formas de melhorar o projeto mostrando o seu entusiasmo em relação à arquitetura.

4. Melhore a sua capacidade de comunicação verbal

Se pensa que o diálogo não é essencial para um arquiteto, engana-se. Tem de ser claro e fluente na hora de apresentar as suas ideias e opiniões. Se tiver de fazer uma apresentação, tente ensaiá-la primeiro. Use todas as oportunidades para praticar apresentações convincentes. A confiança e a fluência são metade do trabalho.

5. Peça mais

Não hesite em pedir mais oportunidades. Por vezes pode considerar que merece um projeto mais excitante ou um aumento salarial. Se não pedir, com certeza que não lhe irão oferecer. Mas no caso de lhe darem a oportunidade, esteja preparado para corresponder. Essa é a única forma de justificar uma oportunidade que lhe seja dada.

6. Aproveite o momento

Poderá sentir-se com sorte quando estiver no local certo à hora certa. Mas é essencial que procure as oportunidades. Mostre sempre entusiasmo ao oferecer soluções diferentes para um projeto, por exemplo. Seja pró-ativo e, quando menos esperar, poderão apresentar-lhe uma oportunidade que não irá querer perder. Não seja  orgulhoso demais, seja razoável e prepare-se para o facto de que por vezes as suas ideias poderão não ser aceites. Não perca a sua confiança, poderá apenas acontecer que as suas ideias não se adequem àquele projecto em específico.

7. Partilhe as suas capacidades e conhecimento

Da mesma forma que aprende com os seus mentores, deverá fazer o mesmo em relação as seus colegas. Partilhe as suas capacidades. Se tem talento em alguma coisa, ofereça a sua ajuda àqueles que não têm tanto conhecimento e, em retorno, eles irão sem dúvida ajudá-lo quando necessitar de ajuda em algum assunto sobre o qual tenha mais dificuldades. Não receie trabalhar em equipa porque o trabalho em equipa poderá produzir grandes resultados. Na era das novas tecnologias, poderá também partilhar o seu conhecimento online. Muitos novos arquitetos procuram formas de melhorarem as suas capacidades online, portanto começar um blog, por exemplo, é sempre uma boa ideia.

8. Aproveite ao máximo as suas capacidades.  

Se é bom em algo, tente ser ainda melhor. E se algumas das suas capacidades necessitam de melhorias, faça o que estiver ao seu alcance para o fazer. Se for aprendendo, ficará mais satisfeito com o seu progresso. Esse conhecimento e melhores capacidades levá-lo-ão a dar um passo em frente na sua carreira de arquitetura. Não se esqueça de que a nossa vida é uma aprendizagem constante e todos os dias temos a oportunidade de aprender algo novo.

9. Seja sensato quando mudar de emprego

Por vezes a vida leva-o para um caminho diferente e, se isso acontecer, não deverá virar as suas costas ao passado. Lembre-se sempre de onde veio e saiba para onde vai. Se mudar de emprego, não saia a mal da antiga empresa. As más palavras espalham-se rápido e poderá ser caracterizado como alguém pouco fiável. E as referências passadas podem contar muito sobre si. Seja cauteloso com as palavras.

10. Trabalhe na sua carreira

Comece a trabalhar na sua carreira a partir do momento em que entrar na faculdade. Seja responsável e leve o seu futuro a sério pois essa é a forma de atingir uma carreira de sucesso na arquitetura.

11. Expresse a sua opinião.

Os arquitetos recém-licenciados poderão ter medo de expressar a sua opinião por se sentirem intimidados perante arquitetos mais experientes. Se tiver uma ideia excelente e bem elaborada sobre um projeto, não tenha medo de a apresentar. Não faça introduções extensas, vá direto ao assunto e mais tarde elabore os detalhes. Isto estará sempre relacionado com a importância das capacidades comunicacionais. Deverá vender a sua ideia rápido e de forma eficaz. As pessoas a quem vai apresentar a sua ideia não têm muito tempo disponível, portanto seja rápido e preciso.

12. Tenha objetivos distintos

É essencial traçar objetivos. É mais fácil ter objetivos únicos que poderão ser alterados caso se provem pouco razoáveis ao longo do percurso. Mas se souber exactamente o que quer e o que não quer para o seu futuro, será mais fácil focar-se neles, mesmo que pense que perdeu o rumo. Estes objetivos poderão eventualmente mudar à medida que fica mais experiente, o que é natural. Lembre-se do que é realmente importante e do que o fazia feliz quando decidiu que queria tornar-se arquiteto.

Voltar ao topo