6 Formas de Prevenir o Aparecimento de Térmitas na sua Casa

Alguma vez encontrou pedaços de poeira de madeira acumulados debaixo do seu sofá, dos seus móveis ou junto de rodapés? Este acontecimento terá sido certamente provocado por uma infestação de térmitas. Quando as térmitas invadem o seu lar e começam a alimentar-se das fundações da sua casa ou da sua mobília cara, torna-se muito difícil livrar-se delas, especialmente devido ao seu tamanho minúsculo. Levar a cabo inspeções frequentes na sua casa para verificar a presença de térmitas e outras pestes pode poupar-lhe imensos problemas.

Uma das principais razões pelas quais é tão difícil lidar com térmitas é devido ao facto de não serem detetáveis até terem provocado danos consideráveis e terem-se reproduzido formando grandes colónias. Uma vez que milhares de térmitas vivem juntas nestas colónias, é muito complicado livrarmo-nos delas sem ajuda profissional. Se detetou a presença de térmitas na sua casa, tem de colocar imediatamente em prática uma série de ações preventivas.

Aqui fica uma lista de ações que pode e deve tomar para prevenir o aparecimento de térmitas e para garantir que o tratamento contra esta praga é bem sucedido:

  1. Livre-se da humidade

A humidade é um dos principais focos de atração de pragas, incluindo de térmitas. Evitar o excesso de humidade na sua casa irá ajudar na dissuasão das mesmas. Se habita num ambiente húmido, investir num desumidificador pode ajudar. No verão, poderá ligar o ar condicionado ocasionalmente durante o dia para manter uma temperatura amena na sua casa, o que também removerá a humidade em excesso existente no ar.

2. Verificar vazamentos e apodrecimentos

Prestar atenção a vazamentos e apodecimentos na sua casa. Telhados podres ou paredes húmidas com escorrimentos são o local perfeito para o aparecimento de térmitas. Sele todos os locais com escorrimento de humidade e acione inspecções regulares, especialmente em caves e locais encardidos. Estes locais não são normalmente inspecionados e são os primeiros a atrair pragas. Uma fuga numa cave pode ser especialmente convidativa para as térmitas, uma vez que estão mais próximas do solo.

3. Limpe a sua casa a fundo

Mesmo que contrate profissionais para um tratamento anti-térmitas, é importante levar a cabo ações de limpeza a fundo na sua casa. Preste especial atenção a papéis, cartões, revistas velhas e jornais, uma vez que estes são um ótimo habitat para pragas como as térmitas. Se uma das divisões da sua casa foi atacada por térmitas, certifique-se que não move objetos ou mobílias dessa divisão para outros locais da sua casa que estejam livres de térmitas

4. Manter distância entre o solo e a madeira

Se possuir um jardim, assegure-se de que existe distância entre o solo e a madeira. Os especialistas acreditam que a distância mínima deverá ser de, pelo menos, 40cm. Isto irá impossibilitar possíveis ataques de térmitas. Poderá usar pedras ou cimento para separar o solo das áreas com madeira, especialmente em pátios, jardins, etc., criando desta forma uma barreira fisica contra as térmitas

5. Use borato na madeira antes de a envernizar ou pintar.

O borato é um dos principais repelentes de térmitas. Pode pulverizar borato na madeira antes de a envernizar ou pintar. A madeira absorve o borato e essencialmente previne o ataque e fixação das térmitas. Uma vez que o spray seque, poderá pintar ou envernizar a madeira normalmente. O borato é forte o suficiente para repelir as térmitas durante décadas.

6. Coloque os itens infetados ao sol

Se verificar que as térmitas estão a danificar uma peça de mobiliário, coloque-a diretamente à luz solar durante, pelo menos, 3 dias consecutivos. Esta técnica de proteção contra as térmitas pode funcionar bem no verão, uma vez que as térmitas não suportam o calor. Ao manter os itens infetados ao sol, o calor matará as térmitas e removerá quaisquer humidades, prevenindo um reinfestação. O mais eficaz nestes casos será tirar o pó vigorosamente à sua mobilia e usar um spray anti-térmitas antes de voltar a colocar o objeto dentro de casa. Poderá fazer o mesmo na mobília que ainda não tenha sido infetada pelas térmitas.

Se a praga já tiver atacado a sua casa, deverá primeiro chamar uma empresa anti-pragas para fazerem um tratamento rigoroso. Considerando os danos que as térmitas podem fazer na sua casa, o custo de contratar uma destas empresas não será, de todo, alto.

Após este tratamento, poderá manter a sua casa livre de pestes limpando regularmente a sua mobília com óleos anti-térmitas. Poderá ainda agendar uma inspeção anual para evitar o aparecimento desta e de outras pragas.

Voltar ao topo